Pular para o conteúdo principal

Deltan se pronuncia sobre cassação de seu mandato


 “Dia de festa para os corruptos”. Cercado de parlamentares de oposição, Deltan Dallagnol disse que inventaram um motivo para tirar seu mandato por “vingança”, já que ele combateu a corrupção quando era juiz.

O que aconteceu, dênius? O TSE cassou — por unanimidade — o ex-deputado federal, que foi o mais votado do Paraná. Deltan era procurador da República e ganhou destaque por coordenar a Lava Jato. 

O Tribunal entendeu que houve tentativa de fraude à Lei da Ficha Limpa, quando ele se demitiu do cargo de procurador para evitar de ser exonerado por desvio de conduta, o que o tornaria inelegível, muito provavelmente. Caso queira aprofundar no caso, clique aqui.


O que disseram os políticos — dos dois lados 🗣️

A direita como um todo criticou e se mostrou indignada com a decisão. Além de classificar como ataque à democracia, tiveram muitas críticas pela agilidade em que foi feita todo a cassação — comparando com a comum demora dos julgamentos de crimes de outros políticos.

Já a esquerda considerou que a justiça foi feita e comemorou a cassação de quem eles consideram um dos principais responsáveis pela condenação de Lula.

O governo federal fez um sátira à cassação no Twitter, postando um PowerPoint com design semelhante ao que Deltan fez para indicar supostas ligações de Lula com casos de corrupção.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que a decisão do TSE vai ser analisada pela Corregedoria da Câmara e que o Dellagnol poderá apresentar sua defesa. Segundo ele, só a própria Casa é que deve cassar o mandato — indicando um conflito entre os poderes.


Mais notícias - https://thenewscc.com.br/indicacao?grsf=qhwq10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Papa é Pop - Analisando a letra da canção

Por Emerson Jose Como crítico musical, analisarei a música "O Papa é Pop", da banda brasileira Engenheiros do Hawaii, lançada em 1990 no álbum homônimo.  A análise abordará a intenção do autor, Humberto Gessinger, o contexto da composição, a letra e os elementos musicais, com uma perspectiva crítica que considera tanto o conteúdo lírico quanto a sonoridade e o impacto cultural. Contexto e Intenção do Autor Lançada em 1990, "O Papa é Pop" reflete o auge da globalização e da cultura de massa no final dos anos 1980 e início dos 1990, período marcado pela consolidação da democracia no Brasil, o avanço do consumismo e a influência crescente da mídia. Humberto Gessinger, vocalista, baixista e principal letrista da banda, já era reconhecido por suas letras densas, repletas de ironia, paradoxos e críticas sociais. Segundo o próprio Gessinger, a música não é uma crítica direta à Igreja Católica ou à figura do Papa, mas uma reflexão sobre a onipresença da cultura ...

🧠 TDAH, TEA, TOD e DI: Entenda as Diferenças

🧠 TDAH, TEA, TOD e DI: Entenda as Diferenças Por Emerson José - Pedagogo 1. TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade O TDAH é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. A criança ou adulto com TDAH tem dificuldade em manter o foco em tarefas, principalmente as mais monótonas. Além disso, há uma tendência a agir de forma impulsiva e sem pensar nas consequências, além de uma agitação constante. Exemplo prático: Uma criança com TDAH pode começar várias atividades, mas não consegue terminar nenhuma. Ela pode levantar-se da cadeira durante as aulas, interromper os colegas sem querer e agir impulsivamente. Diferencial: A impulsividade no TDAH é algo que a pessoa tenta controlar, mas tem dificuldades. A desatenção é um reflexo da dificuldade em se concentrar e focar por longos períodos. 2. TEA – Transtorno do Espectro Autista O TEA afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Pessoas com TEA podem ter dificuldades em manter conversas, compreen...

Elon Musk lançou o XChat, uma nova função de mensagens integrada à plataforma X, com o objetivo de competir com o WhatsApp

por Emerson José  Elon Musk lançou o XChat,  uma nova função de mensagens integrada à plataforma X, com o objetivo de competir com o WhatsApp.  Anunciado em junho de 2025, o XChat oferece mensagens com criptografia de ponta a ponta, chamadas de áudio e vídeo, mensagens que desaparecem, envio de arquivos e reações com emojis.  Desenvolvido em Rust, promete alta segurança, com Musk mencionando uma criptografia "estilo Bitcoin".  Atualmente em fase beta, está disponível principalmente para usuários premium de X, mas há planos de expansão. O objetivo é transformar X em uma "superapp", similar ao WeChat, integrando comunicação, pagamentos e outros serviços. No entanto, enfrenta desafios para atrair os bilhões de usuários do WhatsApp e superar preocupações com privacidade após um vazamento de dados em X em abril de 2025.