Pular para o conteúdo principal

Entenda o motivo de a PL 2630 ser adiada!


 Brasília teve, ontem, um dos dias mais movimentados do ano, do momento em que Lira e Lula se reuniram no início da manhã até o fim do dia, quando a votação do Projeto de Lei mais comentado do momento foi adiado.

Vamos por partes… No período da manhã, Flávio Dino condenou os atos das BIG TECHs, argumentando que as plataformas estariam fazendo campanha contra o PL. Logo após o almoço, Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal escutasse os diretores de Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo.

  • Além disso, o ministro do STF determinou que as empresas excluam suas postagens com críticas ao projeto, sob pena de multa de R$ 150.000 por hora de descumprimento.

Para o ministro, as condutas das empresas de tecnologia poderiam tentar impactar de maneira ilegal e imoral a opinião pública e o voto dos parlamentares às vésperas da votação do projeto de lei — e isso gerou um rebuliço nas redes sociais.

O Google se posicionou a favor das discussões sobre medidas para combater o fenômeno da desinformação e comparou a campanha das preocupações com a PL às comunicações que fez na época da pandemia (vacinação) e das eleições (voto).

Enquanto isso, nos corredores do Congresso… ☎️

A turma que queria aprovar o projeto de maneira express estava tentando reunir a maioria dos votos para que a pauta fosse votada no fim da tarde.

  • Lira chegou a dizer que não pautaria o projeto se a proposta não tivesse votos suficientes para ser aprovada. Foi o que aconteceu…

Sem a força necessária, o próprio relator da PL 2630, Orlando da Silva, voltou atrás e disse “não tivemos, e eu assumo como minha responsabilidade, tempo útil para examinar todas as sugestões”.

O que preciso saber a partir de agora? 🔦

Existem pontos comuns entre boa parte dos parlamentares. A maioria concorda que deve existir uma maior responsabilização das plataformas e que algum nível de regulamentação pode até ser necessário.

Acontece que o grande ponto de conflito parece ser o “quem fiscaliza”. De acordo com o projeto de lei que estava prestes a ser votado, seria necessário um órgão fiscalizador responsável por regular os conteúdos da internet — algo reforçado pelo governo.

A oposição já demonstrou não concordar com a criação de uma nova entidade e colocou obstáculos nesse ponto específico da pauta. Ao que parece, a Anatel e o Ministério Público estão sendo cotados para serem os reguladores das plataformas.

Antes de saírem para jantar… O representante do chamado “blocão” de 173 parlamentares, André Fufuca, afirmou que a retirada contribuirá para que todos possam “construir o texto que passe aqui por ampla maioria”.

PS: Na consulta pública, feita pelo próprio site do Congresso, a maioria votou para a rejeição do PL. Você pode ver esse resultado aqui, assim como o projeto na íntegra aqui.


Fonte: The News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Papa é Pop - Analisando a letra da canção

Por Emerson Jose Como crítico musical, analisarei a música "O Papa é Pop", da banda brasileira Engenheiros do Hawaii, lançada em 1990 no álbum homônimo.  A análise abordará a intenção do autor, Humberto Gessinger, o contexto da composição, a letra e os elementos musicais, com uma perspectiva crítica que considera tanto o conteúdo lírico quanto a sonoridade e o impacto cultural. Contexto e Intenção do Autor Lançada em 1990, "O Papa é Pop" reflete o auge da globalização e da cultura de massa no final dos anos 1980 e início dos 1990, período marcado pela consolidação da democracia no Brasil, o avanço do consumismo e a influência crescente da mídia. Humberto Gessinger, vocalista, baixista e principal letrista da banda, já era reconhecido por suas letras densas, repletas de ironia, paradoxos e críticas sociais. Segundo o próprio Gessinger, a música não é uma crítica direta à Igreja Católica ou à figura do Papa, mas uma reflexão sobre a onipresença da cultura ...

🧠 TDAH, TEA, TOD e DI: Entenda as Diferenças

🧠 TDAH, TEA, TOD e DI: Entenda as Diferenças Por Emerson José - Pedagogo 1. TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade O TDAH é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. A criança ou adulto com TDAH tem dificuldade em manter o foco em tarefas, principalmente as mais monótonas. Além disso, há uma tendência a agir de forma impulsiva e sem pensar nas consequências, além de uma agitação constante. Exemplo prático: Uma criança com TDAH pode começar várias atividades, mas não consegue terminar nenhuma. Ela pode levantar-se da cadeira durante as aulas, interromper os colegas sem querer e agir impulsivamente. Diferencial: A impulsividade no TDAH é algo que a pessoa tenta controlar, mas tem dificuldades. A desatenção é um reflexo da dificuldade em se concentrar e focar por longos períodos. 2. TEA – Transtorno do Espectro Autista O TEA afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Pessoas com TEA podem ter dificuldades em manter conversas, compreen...

Estante Virtual - Promoção Dia dos Namorados 💝

DIA DOS NAMORADOS #Promoção #EstanteVirtual Sugestões de presente 🎁  1. 007 - James Bond - Viva e Deixa Morrer https://www.estantevirtual.com.br/livro/viva-e-deixe-morrer-james-bond-007-7AZ-9630-000 2. Clássico de José de Alencar - Iracema https://www.estantevirtual.com.br/livro/iracema-os-classicos-4MK-2190-000 3. Clássico de Shakespeare - Sonho de uma Noite de Verão  https://www.estantevirtual.com.br/livro/sonho-de-uma-noite-de-verao-adaptacao-isabel-de-lorenzo-4MK-2177-000 4. O Código da Vinci https://www.estantevirtual.com.br/livro/o-codigo-da-vinci-3KI-7923-000 5. Crepúsculo  https://www.estantevirtual.com.br/livro/crepusculo-1Y6-2389-000 6. Cidade das Cinzas https://www.estantevirtual.com.br/livro/cidade-das-cinzas-1Y6-3026-000 7. Cidade dos Ossos  https://www.estantevirtual.com.br/livro/cidade-dos-ossos-1Y6-3600-000 8. A Culpa é das Estrelas https://www.estantevirtual.com.br/livro/a-culpa-e-das-estrelas-1Y6-3876-000 9. A Menina que Roubava Livros...