Elon Musk ❌ Alexandre de Moraes |
Por Emerson José
No mais recente capítulo dessa novela jurídica, Alexandre de Moraes, o "incansável" ministro do Supremo Tribunal Federal, decidiu que o alvo da vez é Elon Musk. Em uma saga digna de seriado, Moraes segue tentando frear o bilionário. Mas, ao que parece, ele trocou os princípios da Justiça pelos "fins justificam os meios".
Tudo começou com o X, a rede social do Musk, que se recusou a cumprir uma ordem do STF para bloquear perfis acusados de “discurso de ódio”. E o que Moraes fez? Ameaçou prender o representante do X no Brasil, o que, por sua vez, levou a empresa a fechar a operação no país. Um jogo de xadrez em que o ministro mexeu suas peças... ou melhor, usou a martelada para ver se a torre desabava.
Mas não satisfeito com o X, Moraes decidiu mirar em outro "X" na vida do Musk: a Starlink, braço da SpaceX que fornece internet via satélite para 250 mil brasileiros. O ministro ordenou o congelamento das contas da Starlink no Brasil e proibiu qualquer transação financeira da empresa. E aí vem o detalhe: a Starlink e o X só têm uma coisa em comum — o mesmo dono, Elon Musk. É como culpar a Ambev pelas dívidas das Americanas, só porque ambas têm um "A" no nome. A lógica? Bem, deixemos essa para os experts.
A Starlink, não boba nem nada, respondeu por e-mail aos seus clientes brasileiros, prometendo continuar prestando seus serviços "gratuitamente, se necessário", e ainda soltou um veneninho: a ordem foi emitida "em segredo" e sem seguir os "devidos processos legais". Parece que Moraes esqueceu que, até em novela mexicana, o vilão precisa seguir o script.
E o que acontece agora? Moraes será punido por esse atropelo jurídico? A resposta é... pouco provável. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, seria o único com poder para iniciar um impeachment contra o ministro, mas parece que ele está mais interessado em assistir essa novela do camarote.
Ah, e sobre o X? Vai cair ou não? Bem, por enquanto, a rede social ainda está no ar, mas tudo pode mudar a qualquer momento. O X, em clima de tensão, já até postou que espera o bloqueio em breve e prometeu expor todas as "exigências ilegais" do ministro. Mais um capítulo eletrizante por vir... Aguardemos as cenas dos próximos episódios!
Comentários
Postar um comentário