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O Que faz um Ouvinte Mudar de Estação


Por Emerson José  - Antena Assessoria 📻 

O que faz um ouvinte mudar de estação é, em grande parte, a quebra da expectativa sonora e emocional. 

A ciência mostra que nosso cérebro busca padrões harmônicos, melodias envolventes e timbres agradáveis. 

Daniel Levitin, em A Música no Seu Cérebro, afirma que “as canções que permanecem no tempo ativam regiões cerebrais ligadas à memória e prazer”.

É por isso que músicas como "Africa" (Toto), "Every Breath You Take" (The Police), "Billie Jean" (Michael Jackson) e "Time After Time" (Cyndi Lauper) ainda tocam nas melhores rádios do mundo. Elas carregam harmonia refinada, produção limpa e emoção — três pilares que fazem o ouvinte permanecer.

Em contraste, estilos como forró eletrônico, pagode comercial ou o rap agressivo atual, muitas vezes pecam pela repetição pobre, letras rasas ou timbres estridentes. 

Segundo a revista Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, “sons mal equalizados ou esteticamente caóticos causam evasão do ouvinte antes dos primeiros 20 segundos”.

Ou seja: qualidade sonora não sai de moda. E quem valoriza boa música continua girando o botão do rádio sempre que sente que a arte deu lugar ao ruído.


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